terça-feira, 29 de junho de 2010

Silêncio

Eu não saberei exatamente o que dizer
Quando hoje, ao fim da tarde, eu te encontrar.
Porque, ao certo, não há palavras com as quais
Eu realmente possa dizer o quanto eu te amo.
Nem tão pouco o quanto doi a sua indiferença.
Diante do emaranhado de coisas que eu sinto.
No decorrer de um único instante em que percebi,
Que tudo aquilo que por mim você sente pode, simplesmente,
Sumir, desfazer-se no ar.
É só porque eu sou boba que me sinto inerte diante,
De todo esse ser que é você, a postura que você adota.
Que me assusta, que me apavora, sem dó.
Talvez meu erro seja não saber dissimular,
O tamanho do amor que sinto, o quanto te quero bem.
Talvez meu erro seja menosprezar as pequenas coisas.
E não identificar aquelas que podem nos fazer mal,
Não perceber onde mora o perigo, não reparar nos sinais.
Se ao menos você parasse por um instante pra pensar,
E percebesse que não há erro, dessa vez, da minha parte.
Que não há também necessidade de castigo.
Se ao menos você me ligasse.
E na sua voz eu pudesse ver um sorrisso, sentir um beijo.
Eu poderia me sentir em paz novamente,
Sabendo que você ainda faz parte de mim...

domingo, 27 de junho de 2010

Da Vitória

"Birds go flying at the speed of sound,
to show you how it all began.
Birds came flying from the underground,
if you could see it then you'd understand?
Ah, when you see it then you'll understand?"
(Speed of Sound - Coldplay)

Valeu a pena a entrega
Mergulhar com a única roupa do corpo naquele mar escuro
E descobrir naquele breu que há um sol pra cada um de nós
Ainda que correndo o risco de afogada morrer.

A minha vida inteira eu construí assim.
Uma só chance pra escolher, um só caminho
Nada mais além disso, nada que não isso. Nada,
Maior que a força de vontade que trago no peito.

Ainda que o amor que sinto tente me derrubar.
E o meu orgulho tantas vezes me impeça de crescer.
Às vezes eu lembro que simplesmente tudo eu posso superar.
Tudo pra mim é nada quando eu decido que será assim.

Trago em uma só mão as rédeas da minha vida.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Conversa no Espelho

"O dia acaba devagar. Assume-o e aceita-o. É a palavra final, a da aceitação. Só os loucos e os iludidos a não sabem. Não sou louco. Não são horas de ilusão."
(Trecho do livro "Para Sempre" de Vergílio Ferreira)

Estou farta de tanta imbecilidade
Essa coisa toda de sonhos, de desejos.
De que vale sonhar? De que vale correr atrás disso ou daquilo?
O mundo costuma ser frio e concreto e nós somos um mero acidente por aqui.
Eu vou viver essa merda de vida com os olhos abertos e o coração na mesma mão em que seguro uma faca de fino corte.
Aceita de uma vez que você perdeu! Assume que você sempre esteve sozinha e que continuará sendo assim para sempre.
Você sonha sozinha, você perde sozinha, você chora sozinha. Você está sozinha.
Agora, antes, depois, tanto faz. Você é segundo plano.
Liberte-se de si mesma e escolha pra quem você vai viver, sem direito a voltar atrás.
Se para si, assuma a sua solidão.
Se para os outros, abra mão de si mesma.
Mas escolha de uma vez, não olhe mais nem sequer para os lados.
Aprenda a dizer sim senhor, aprenda a deixar de aprender.
Aprenda a parar de escrever, esqueça a sua opinião, a porra da sua ideologia e seus conceitos fúteis de uma vida inteira. Esqueça de uma vez essa merda toda, afinal tanto faz. Tanto faz!
Aprenda a achar graça no que não tem, a sorrir quando quiser chorar, a calar quando quiser falar. Aprenda a apoiar o que te contraria e a fazer dar certo o que você deseja com toda a sua alma que dê errado e tenha um fim imediato.
Cala a boca voz imbecil dentro de mim, última lembrança de mim mesma.

EGOÍSTA!

domingo, 20 de junho de 2010

Para sempre

Você passa a existir a partir do momento em que você sofre. A sociedade nos impõe escolhas. Se você escolher o que sociedade quer, você deixa de existir, agindo de forma covarde. De outra forma, ao fazer a sua escolha, indo na contra-mão, optando pela sua vontade, você deve assumir junto as consequências de cada ato seu, ainda que isso, por vezes, seja prejudicial. Com isso, gera-se a angústia que atormenta o ser e ela nada mais é do que consequência do existir. Não há existência sem dor. Quem não se desgasta não vive, não existe. A sociedade á autora de um sistema que nos impõe o que é convencionado como certo. A partir do momento que você questiona tudo isso entra em crise. Por isso, precisamos aprender a respeitar o outro. O sentido da vida não pode ser depositado no trabalho, no chefe, na profissão, na carreira. O sentido da vida deve ser depositado naquilo que realmente importa: as relações humanas.

Já que tudo o que vivemos aqui é uma farsa e não atingiremos nem a essência da vida, nem a da morte, que ao menos eu possa escolher qual papel eu vou representar, de qual "faz de conta" eu vou brincar. Com as escolhas passo a existir e com isso pagarei o preço da minha liberdade.

Por maior que seja o problema, ele não é um problema. É apenas uma ilusão que eu criei.

Trechos de anotações da aula sobre Existencialismo, com ênfase na obra Para Sempre de Vergílio Ferreira ministrada pelo Prof. Dr. Gerson Gonçalves da Silva no dia 18 de junho de 2010.

...mas existo...

"A paz do meu espírito, em doses homeopáticas.
Podia ser mais, mas eu sei que é só isso.
Eu insisto. Eu confesso!
Eu não presto. Mas, existo..."
(Prisão das Ruas - Ira!)

Eu estou aqui,
E estou sozinha.
Eu não existo.
E a culpa nem sempre é minha.

Meu mundo desmorona.
Minha vida a extinguir-se.
Mas pra você tá tudo certo,
Tudo certo...

Eu quis ter você mais perto,
E não tive o quanto queria.
Isso me leva ao inferno.
Mas, tá tudo certo...

Isso me faz crer,
Que eu preciso de um vez,
De algo que me distraia.
E que me faça existir.

...ao invés de fingir que tá tudo certo.

domingo, 6 de junho de 2010

Você

Você me envolve,
E eu já não tenho forças nem mesmo pra fugir.
Você me quebra,
E nenhum argumento pode te fazer pedir perdão.
Você me cega,
E eu nem percebo que você me domina sem nada dizer.
Você me beija,
E eu já não percebo nem mesmo o passar das horas.
Você me aperta,
E meus olhos se enchem d'água por acharem ser tudo isso ilusão.
Você me toca,
E eu que já não sabia das horas já não sei do espaço ou de qualquer outra coisa que não seja você.
Você se afasta,
E leva embora a minha felicidade a cada adeus.

E cada beijo que você me nega é um ferida.
A cada eu te amo não dito uma nova aflição.
E você não liga, você não se importa...

PS.: Dói saber que você já não é feliz ao meu lado.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Eu creio

Você pode acreditar no que você quiser
Ainda que isso exclua as minhas palavras
Eu não me importo.
No que eu digo basta eu acreditar, nada mais.
Eu creio no amor que sinto por você
Desde antes que eu pudesse perceber que você estava ali.
Mesmo que você ria alto do que eu digo.
Eu creio no que sinto porque sinto, isso basta.

Você tem seu jeito próprio de ver o mundo.
E pra mim isso é completamente aceitável
Não vou tentar te convencer que eu tô certa e você não
Não posso e se pudesse ainda assim não iria querer
Aquilo que pra você foi amor sincero pra mim pode não ser
Foi tudo uma enorme obsessão, a sua e a minha história
Um grande erro, enorme engano, cegueira, ilusão.
É dessa forma que enxergo nossos passados.

E você veio pra me libertar de tudo isso.
Quem te disse que pra amar é preciso conviver?
Acho que mentiram pra você...
Tenho certeza que te amo desde que te vi pela primeira vez
Ainda posso ouvir tua risada alta, dizendo que não
E ter ainda mais certeza que isso é verdade
Talvez não seja possível pra você, que não quis
Mas pra mim que te queria desde sempre foi, é...